Anunciados os patronos da próxima JMJ

O Comité Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 escolheu 13 patronos que, para D. Manuel Clemente, são santos e santas que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”.

De acordo com um comunicado de imprensa, os patronos da JMJ Lisboa 2023 são S. João Paulo II, S. João Bosco, S. Vicente, Santo António, S. Bartolomeu dos Mártires, S. João de Brito, a beata Joana de Portugal, o beato João Fernandes, a beata Maria Clara do Menino Jesus, o beato Pedro Jorge Frassati, o beato Marcel Callo, a beato Chiara Badano e o beato Carlo Acutis.

“Os Patronos da JMJ Lisboa 2023 demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre. Com eles contamos, com eles partimos”, o cardeal-patriarca no texto de apresentação dos patronos da jornada.

No comunicado de imprensa, a JMJ Lisboa 2023 lembra que “a preparação, a realização e o dinamismo de cada Jornada Mundial da Juventude, que se inaugura com o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, são confiados a patronos, santos e santas canonizados ou com esse processo em curso, referências para a comunidade jovem”.

O documento indica também que os ptronos da JMJ Lisboa 2023 são naturais da “cidade que acolhe a JMJ” ou, “naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.

A biografia dos 13 patronos da JMJ Lisboa 2023 é apresentada num livro publicado conjuntamente pelas Paulinas e pela Paulus, com ilustrações do padre Christopher Sousa, onde se publica também um artigo do prefeito do Dicastério Leigos Família e Vida, Cardeal Kevin Farrel, “sobre a importância pastoral e espiritual dos patronos da Jornada Mundial da Juventude”.

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.