Via Sacra pela Paz com o Papa

O Papa Francisco confiou a diferentes famílias a redação das meditações da Via-Sacra de Sexta-feira Santa e a 13ª Estação foi escrita por duas famílias que vivem a preocupação da guerra, uma da Ucrânia e outra da Rússia.

“A morte em redor. A vida que parece perder valor. Tudo muda em poucos segundos. A existência, os dias, brincar com a neve de inverno, ir buscar os filhos à escola, o trabalho, os abraços, as amizades… tudo. Inesperadamente tudo perde valor”, lê-se na meditação da 13ª Estação da Via Sacra que o Papa vai presidir, esta sexta-feira, no Coliseu de Roma.

No livreto da Via-Sacra com as meditações e orações, enviado hoje à Agência ECCLESIA, as duas famílias do leste da Europa – uma da Ucrânia e outra da Rússia – afirmam que as lágrimas acabaram-se e a raiva deu lugar à resignação, no decorrer da guerra que começou a 24 de fevereiro.

“Sabemos que Vós nos amais, Senhor, mas não sentimos este amor e isto faz-nos enlouquecer. Acordamos de manhã e sentimo-nos felizes por alguns segundos, mas logo a seguir pensamos como será difícil reconciliar-nos. Senhor, onde estais? Falai no silêncio da morte e da divisão e ensinai-nos a fazer a paz, a ser irmãos e irmãs, a reconstruir aquilo que as bombas teriam querido aniquilar”, desenvolvem as famílias da Ucrânia e da Rússia.

O Papa Francisco confiou as meditações e as orações da Via-Sacra de Sexta-feira Santa a 15 famílias que oferecem as suas perspetivas sobre “a dor que a vida pode trazer e os horrores da guerra”; As famílias vão carregar a Cruz, esta sexta-feira, dia 15 de abril, no Coliseu de Roma.

Para a estação seguinte, a 14ª e última, outra realidade afetada pela guerra, uma família de migrantes que teria “desejado viver” na sua terra mas, por causa do conflito armado, morreu para “o passado”.

A decisão de convidar diferentes famílias está relacionada com a celebração do ano especial ‘Amoris Laetitia’, que decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma (26.06.2022), e para as restantes meditações foram convidadas diferentes realidades matrimoniais, como um casal de jovens esposos, uma família em missão, um esposos idosos sem filhos e uma família numerosa, quem tenha um filho portador de deficiência e um progenitor doente, um casal de avós, a realidade da adoção, uma viúva com filhos, quem tenha perdido uma filha e uma família com um filho consagrado.

Todos os anos, o Papa pede a um autor diferente a redação dos textos de reflexão apresentados nas estações da Via Sacra de Sexta-feira Santa, seguida por dezenas de milhares de peregrinos, com velas na mão.

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.