Semana Santa na Sé de Santarém

Celebrações:

Na celebração de domingo de Ramos a Igreja inicia oficialmente a Semana Maior da nossa fé. Nesse dia, a Igreja recorda a entrada de Cristo, o Senhor, em Jerusalém, para consumar o seu mistério pascal. Por isso, em todas as Missas se come­mora esta entrada do Senhor na cidade santa: ou com a procissão, ou com a entrada solene antes da Missa.

Em Santarém no dia 10 de abril, a celebração começará às 11h com a benção e procissão dos ramos (cada pessoa deve trazer o seu) da Igreja de Marvila para a Sé onde o nosso Bispo presidirá à Missa deste dia.

De segunda a quarta-feira (11 a 13 de abril) haverá Eucaristia na cidade com os seguintes horários: 8:30h na Igreja do Santíssimo Milagre; 11h com o canto de Laudes na Igreja da Piedade; 19h na Igreja de São Nicolau.

Na quinta-feira santa (14 de abril), dia em que a Igreja recorda a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio pelo Senhor Jesus, o nosso Bispo presidirá à Missa Crismal com a renovação das promessas sacerdotais dos presbíteros da Diocese às 11h na Sé.

Nesse mesmo dia, terá início o Sagrado Tríduo Pascal em que será celebrada a Missa Vespertina da Ceia do Senhor (com o ofertório para os mais pobres) pelas 19h na Igreja Catedral. A partir das 21:30h as Equipas de Jovens de Nossa Senhora estarão a orientar na Sé a Hora Santa de Adoração a Cristo presente no Sacrário.

No dia 15 de abril dia da Morte do Senhor, será rezado o Ofício de Leituras e a hora de Laudes de Sexta-Feira Santa às 10h na Sé.

Às 15h também na Igreja Catedral, haverá a Celebração da Paixão do Senhor (com ofertório para os Lugares Santos). Depois da Celebração será interpretado o Canto do Stabat Mater (de João Vaz) pela Capella de São Vicente.

Às 21h com início no Jardim da Liberdade e término na Catedral, será rezada a Via-Sacra pelas ruas da cidade.

Na manhã de Sábado Santo, o dia do silêncio, será rezado na Igreja da Piedade às 10h o Ofício de Leituras e as Laudes.

Às 21:30h na Igreja Catedral, terá lugar a maior e mais importante de todas as noites, em que será celebrada a Missa para festejar o triunfo de Cristo sobre o pecado e a morte. Segundo uma antiquíssima tradição, esta é uma noite de vigília em nome do Senhor (Ex 12, 42), noite que os fiéis celebram, segundo a recomendação do Evangelho (Lc 12, 35 ss.), de lâmpadas acesas na mão, à semelhança dos ser­vos que esperam o Senhor, para que, quando Ele vier, os encontre vigilantes e os faça sentar à sua mesa. No final da celebração serão acesos os círios pascais e distribuída a Água Baptismal para as paróquias da cidade que estiverem presentes.

Ordena-se deste modo: depois de um breve lucernário e do precónio pascal (primeira parte desta Vigília), a santa Igreja medita nas maravilhas que o Senhor, desde o princípio dos tempos, realizou em favor do seu povo confiante na sua pala­vra e na sua promessa (segunda parte: liturgia da palavra), até ao momento em que, ao despontar o dia, juntamente com os novos membros re­nascidos pelo Batismo (terceira parte), é convidada para a mesa que o Senhor preparou para o seu povo, como memorial da sua morte e ressurreição (quarta parte).

No dia 17 de abril, Domingo da Ressurreição, o nosso Bispo preside à Missa na Catedral às 11h. Os horários nas restantes paróquias serão os habituais de Domingo.

Confissões:

Igreja de Nossa Senhora da Piedade: 2ª a 4ª feira das 9:45h às 11h e das 12h às 13h;

Igreja de São Nicolau: 2ª a 4ª feira das 17h às 19h;

Igreja de Marvila: 4ª feira das 16:30h às 18:30h.