Festival de leituras e canções

A Schola Cantorum e o Conservatório de Música vão realizar na Igreja Catedral de Santarém, no próximo sábado, 29 de Janeiro, pelas 17h30, o Festival de Leituras e Canções de Natal que replica, anualmente, a célebre tradição anglicana do Festival of Nine Lessons and Carols.

Remontando à véspera de Natal de 1880, na catedral anglicana de Truro, no Reino Unido, este tipo de concerto tornou-se mundialmente conhecido a partir de 1928, quando a BBC passou a transmitir, via rádio, as récitas a partir da capela do King’s College, Cambridge. Em Portugal, desde há uma década, a Catedral de Santarém tem sido o mais eminente representante desta célebre tradição.

“Celebrar o Natal é sempre um bom motivo” em qualquer data, frisou David Paccetti Correia diretor artístico da Schola.

O Festival de Leituras e Canções contará com as participações de alunos do Coro do Conservatório e de Música Sacra da Schola Cantorum, cantores adultos (profissionais), David Paccetti Correia no órgão, a maestrina da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, Maria do Rosário Correia, e ainda seis leitoras e seis leitores que vão intercalar as Canções de Natal e representam a comunidade de Santarém, que os organizadores do Festival pretendem ver envolvida nesta iniciativa, entre elas, a presidente do Conservatório, Maria Beatriz Martinho.

O Festival tem entrada livre, limitada à lotação da sala que respeitará as regras sanitárias em vigor devido à Covid-19.