Jornadas Nacionais de Comunicação Social
A iniciativa do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai realizar-se nos dias 23 e 24 de setembro

A diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), da Igreja Católica em Portugal, afirma que as jornadas deste setor “são sempre um desafio” e “uma surpresa”, e todos os anos tentam “trazer algo de novo às pessoas”. “Este ano, depois de estarmos dois anos praticamente em distanciamento e a fazer as jornadas de uma forma completamente diferente, resolvemos abrir um bocadinho e fazer esta proposta que é dar a possibilidade às pessoas de estarem presencialmente em Fátima, na Domus Carmeli, ou continuarem a acompanhar online”, destacou Isabel Figueiredo, em declarações à Agência Ecclesia.

A diretora do SNCS afirma que as Jornadas Nacionais de Comunicação de Social “são sempre um desafio”, têm o “desafio de as preparar, pensar e tentar trazer algo de novo às pessoas”. Segundo a responsável, tentaram construir um programa que “fosse diferente, mas aliciasse as pessoas” para participarem no encontro nacional que tem como tema ‘Zoom in/Zoom out. Confinamentos e comunicação’, e vai realizar-se nos dias 23 e 24 de setembro.

Isabel Figueiredo explica também que o tema ‘Zoom in/Zoom out’ teve como ponto de partida “o ‘zoom in’ às dioceses em termos de património” que foi feito pela Agência Ecclesia, durante o mês de agosto. “Agarramos nessa ideia e tentamos que as jornadas tivessem estas duas vertentes: Um olhar aprofundado sobre a realidade e um olhar distante sobre a mesma realidade. E depois vemos o que é que podemos aprender, o que é que podemos partilhar, o que é que podemos levar connosco no fim das jornadas”, desenvolveu.

Para além da abertura das inscrições, que estão a decorrer (https://sites.ecclesia.pt/jornadas2021), o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais também divulgou o programa para as jornadas que começam às 14h30, de 23 de setembro, e terminam às 12h30, do dia seguinte. A diretora do SNCS destaca que, na primeira tarde, querem fazer um ‘zoom in’ às dioceses portuguesas, em concreto aos secretariados diocesanos de comunicação social, e levar para o trabalho e para a vida de cada, da “forma mais inovadora que for possível”, o trabalho destes setores.

“Depois temos a participação de um convidado, o secretário da Comissão das Comunicações Sociais da Conferência Episcopal de Espanha, o padre José Gabriel Vera, que tem uma larga experiência em termos de comunicação da Igreja”, acrescentou.

Isabel Figueiredo acrescenta que no segundo dia as Jornadas Nacionais de Comunicação de Social começam com um novo ‘zoom in’ mas a partir de cinco verbos: “Incluir, apoiar, aprender, conhecer e aproximar”, onde procuram “olhar para a vida, para a sociedade”.

O encontro vai terminar com a conferência do diretor da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, o professor Nelson Ribeiro, que tem uma “larga experiência em comunicação”, foi diretor das rádios Mega Hits e Renascença, do Grupo Renascença.

“Acreditamos que pode ser muito enriquecedor ouvi-lo, o que tem para dizer sobre estas transformações da comunicação, sempre a alargar os horizontes”, realçou Isabel Figueiredo, diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, no programa Ecclesia, no dia 9 de setembro.

Contacte-nos

Comunicação

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.