Igreja Católica celebra Semana Nacional de Migrações
De 8 a 15 de agosto Igreja celebrará a 49ª Semana Nacional de Migrações

A Igreja Católica em Portugal vai celebrar de 8 a 15 de agosto a 49ª Semana Nacional de Migrações, com o tema ‘Rumo a um nós cada vez maior’, com a tradicional peregrinação ao Santuário de Fátima.

“É tempo de reconstruir a partir de um tempo forte de espiritualidade como aquele que nos oferece este santuário altar do mundo, onde sentimos que temos mãe a quem confiar as nossas angústias, chorar as nossas mágoas, retemperar as nossas energias, renovar a nossa esperança”, assinala Eugénia Costa Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM).

Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de agosto, o “coração desta semana”, vai ser presidida pelo cardeal Jean-Claude Höllerich, arcebispo do Luxemburgo e presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE).

A peregrinação vai realizar-se com as condicionantes conhecidas por causa da pandemia Covid-19, pelo segundo ano consecutivo não haverá vigília noturna.

A 49ª Semana Nacional de Migrações tem como tema ‘Rumo a um nós cada vez maior’ e a Obra Católica Portuguesa das Migrações quer “mapear a ação da Igreja” no apoio aos migrantes e refugiados, através da metodologia dos “4 R”: rostos, rotas, raízes e recursos.

O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa quer saber quem são as pessoas atendidas, de onde vêm, porquê e que instituições estão envolvidas “no acolhimento, proteção e promoção e inclusão dos que chegam, dos que partem e dos que regressam”.

“É importante estarmos conscientes do bem que a Igreja faz através das suas diferentes instituições: Secretariados diocesanos de migrações, Cáritas diocesanas, paróquias, congregações religiosas, associações, IPSS, fundações, centro de assistências paroquiais, escolas”, explica a Obra Católica Portuguesa das Migrações, que pede o envio desta informação para o e-mail ocpm@ecclesia.pt.

No último dia desta semana especial realiza-se também uma jornada de solidariedade com a mobilidade humana, no domingo, 15 de agosto.

Com a Semana Nacional de Migrações, a OCPM dá início à preparação do 107.º Dia Mundial do Migrante, que vai ser celebrado a 26 de setembro, e o Papa escolheu como tema ‘Rumo a um “nós” cada vez maior’.

“Estamos todos no mesmo barco e somos chamados a empenhar-nos para que não existam mais muros que nos separam, nem existam mais os outros, mas só um nós, do tamanho da humanidade inteira”, escreveu Francisco na sua mensagem.