Conselho geral da Cáritas

Encontro reuniu maioria dos representantes das Cáritas diocesanas

Nos dias 19 a 21 de novembro de 2021, reuniu, no Hotel Seminário Torre d’Aguilha, Patriarcado de Lisboa, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa. Um encontro que congregou representantes de 15 das 20 Cáritas Diocesana.

D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que preside ao Conselho Geral, abriu os trabalhos que contaram ainda, na sua sessão de abertura, com a presença de D. Américo Aguiar, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, que agradeceu o serviço empenhado da rede Cáritas e apelou à continuação de um trabalho com base na transparência; D. Ivo Scapolo, Núncio Apostólico, que apresentou ao Conselho Geral uma saudação em nome do Papa Francisco e agradeceu a oportunidade de conhecer a realidade nacional do trabalho da Cáritas.

Na mensagem de abertura dirigida aos conselheiros e através destes a toda a rede nacional Cáritas, D. José Traquina sublinhou a importância de alguns temas presentes na agenda de trabalhos, nomeadamente, a Estratégia de Combate à Pobreza, a ação social da paróquia e as migrações. Este último, foi o tema da conferência de abertura pelo sociólogo Pedro Gois, da Universidade de Coimbra, que trouxe ao Conselho Geral da Cáritas uma leitura dos quatro verbos de ação que o Papa Francisco propõe: Acolher, Proteger, Promover e Integrar: Como conjugar estes verbos hoje? Atendendo à atual realidade vivida nas fronteiras da europa, Pedro Góis deixou à Cáritas algumas pistas de atuação futura na defesa dos direitos e dignidades dos migrantes e refugiados, nomeadamente, pela defesa de vias seguras e legais de migração; promoção do desenvolvimento integral e enriquecimento das comunidades locais propondo uma maior participação dos migrantes e refugiados. Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações, também presente neste momento de abertura, deixou um retrato do trabalho que a Igreja tem realizado, em Portugal, na defesa dos direitos dos migrantes e saudou o empenho da rede Cáritas neste domínio. A temática das migrações foi abordada nos trabalhos do Conselho Geral num exercício conjunto para uma leitura transversal, nacional e local, da realidade e da atuação da rede Cáritas.