Vaticano promove simpósio internacional sobre o sacerdócio
Simpósio Teológico Internacional sobre o sacerdócio, organizado pela Congregação para os Bispos em 2022

O Vaticano vai promover 17 a 19 de fevereiro de 2022 um Simpósio Teológico Internacional sobre o sacerdócio, organizado pela Congregação para os Bispos, que foi apresentado em conferência de imprensa.

A iniciativa visa promover uma reflexão global e alargada sobre a missão do clero católico, procurando aprofundar “a importância da comunhão entre as diferentes vocações na Igreja”, disse aos jornalistas o prefeito da Congregação para os Bispos, cardeal Marc Ouellet.

O colaborador do Papa especificou que a questão do celibato “é importante e será abordada”, à imagem do que aconteceu no recente Sínodo especial para a Amazónia (2018), mas “não será a questão central do simpósio”.

Segundo o responsável, é preciso recuperar a dimensão sacerdotal de cada batizado, como sublinhou o Concílio Vaticano II (1962-1965), “partindo não da organização e distribuição de funções, mas do mistério da Igreja”.

O Vaticano quer reunir delegações nacionais e diocesanas de todos os continentes, durante três dias, com vários temas específicos: tradição e novos horizontes; Trindade, missão, sacramentalidade; celibato, carisma, espiritualidade.