Ação Missionária

O Secretariado Diocesano de Ação Missionária  (SDAM ) é o órgão da Diocese de Santarém que idealiza, em sintonia total com o Bispo diocesano , a sensibilização e ação missionária.  Este secretariado tem como objetivo ajudar as comunidades a incorporar a dimensão missionária do cristão na vida e nas diferentes áreas da pastoral, com o intuito de que os cristãos sejam “luz do mundo” e “sal da terra” (cf. Mt 5,13-14).

A missão hoje está bem próxima de todos, requer humildade e coragem e, como qualquer desafio, necessita de oração, que é o grande motor da missão. A partir da cruz de Jesus, aprende-se a lógica divina da oferta de cada um como anúncio do Evangelho para a vida do mundo. Este desafio surge nos dias de hoje como uma prioridade para a Igreja, que precisa de “um novo ímpeto apostólico vivido como compromisso diário das comunidades e grupos cristãos” (João Paulo II, Novo Millennium Ineunte, §40).

As iniciativas e atividades institucionais da Igreja no sentido de uma cooperação missionária são dirigidas e coordenadas em toda a parte, por mandato do Papa, pela Congregação para a Evangelização dos Povos. Esta Congregação serve-se, em cada país, das quatro Obras Missionárias Pontifícias (OMP): Propagação da Fé, Infância Missionária, São Pedro Apóstolo e União Missionária. Sendo as Obras do Papa, as OMP são-no também do Episcopado e de todo o Povo de Deus. Assim, cabe às Igrejas locais – quer a nível nacional, através das Comissões Episcopais das Missões, quer a nível diocesano, na pessoa do próprio Bispo – concretizar e dinamizar estas ações, a partir do apoio recebido.

Objectivos gerais

a) Promover, colaborar e fomentar a animação missionária na Igreja diocesana, sobretudo nas paróquias e nos movimentos, designadamente por ocasião da celebração dos Dias previstos pelas Obras Missionárias Pontifícias e outros que se revelem especialmente indicados.

b) Reforçar os elos de comunhão com os missionários ad gentes que mantêm relação de maior proximidade com a Igreja diocesana de Santarém.

c) Promover a criação de grupos de infância missionária nas comunidades da Diocese.

Equipa

– João Maria Paulico Diogo

– Maria Alexandra Baptista da Silva Diogo

– Susana Margarida Vieira Branco Lopes

– Augusto Borges Tavares Ribeiro da Costa

– Ana Margarida Borges da Costa

– email: sdam.santarem@gmail.com

– telemóvel: 918253189

– morada: Centro Diocesano Pastoral, Edifício do Seminário, Praça Sá da Bandeira, 2005-135 Santarém.

– Facebook: aqui