A Conferência Episcopal Portuguesa manifesta o seu grande regozijo pela nomeação de D. Américo Manuel Alves Aguiar como Cardeal da Igreja Católica, anunciada esta manhã pelo Papa Francisco.

Nas palavras do Santo Padre após a oração do Angelus, referindo os nomeados, “a sua proveniência exprime a universalidade da Igreja, que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da Terra. A inserção dos novos Cardeais na Diocese de Roma, além disso, manifesta a inquebrantável ligação entre a Sede de Pedro e as Igrejas particulares difundidas no mundo”.

A coordenação da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa bem como as qualidades pessoais e pastorais de D. Américo Aguiar estarão certamente em sintonia com esta tão relevante nomeação, que constitui imensa alegria e forte estímulo para toda a Igreja em Portugal.

Na oração agradecida e em comunhão com D. Américo Aguiar, invocamos as bênçãos de Deus para que exerça com generosidade, humildade e dedicação esta missão junto do Santo Padre como Cardeal da Igreja universal.

Lisboa, 9 de julho de 2023