É com grande alegria que a Conferência Episcopal Portuguesa acolhe a informação, transmitida hoje pela Santa Sé, sobre a viagem do Papa Francisco a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa: de 2 a 6 de agosto de 2023.

Desde o anúncio da realização da JMJ em Portugal, a 27 de janeiro de 2019 no Panamá, todas as dioceses portuguesas têm vivido a JMJ em encontros de oração, celebração e reflexão, e em inúmeros acontecimentos a nível religioso e cultural. A peregrinação dos Símbolos da Cruz e do Ícone mariano Salus Populi Romani pelas dioceses continua a ser momento agregador de todo este processo de renovação pastoral, particularmente entre os jovens no seu entusiasmo e criatividade. São mais de quatro anos, em grande parte vividos em pandemia, que culminarão na primeira semana de agosto em Lisboa com a presença de centenas de milhares de jovens vindos de todo o mundo, em celebrações presididas pelo Santo Padre.

Desejamos que a presença do Papa Francisco entre nós, e que inclui uma significativa peregrinação ao Santuário de Fátima, seja um forte momento de renovação e graça para a Igreja em Portugal, especialmente para os jovens, chamados por Cristo Vivo a serem autênticos evangelizadores numa Igreja sinodal e sempre em missão.

Lisboa, 22 de maio de 2023