DOM JOSÉ, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SANTARÉM

Aos que este Decreto virem Saúde, Paz e Bênção – Nomeações para o ano pastoral 2022 – 2023

Ao promulgar o decreto das nomeações para o ano 2022-2023, que terá como palavra inspiradora: cuidar, é oportuno recordar uma palavra do Papa Francisco.

“Numa civilização paradoxalmente ferida pelo anonimato e, simultaneamente, obcecada com os detalhes da vida alheia, descaradamente doente de morbosa curiosidade, a Igreja tem necessidade de um olhar solidário para contemplar, comover-se e parar diante do outro, tantas vezes quantas forem necessárias. Neste mundo, os ministros ordenados e os outros agentes de pastoral podem tornar presente a fragrância da presença solidária de Jesus e o seu olhar pessoal. A Igreja deverá iniciar os seus membros – sacerdotes, religiosos e leigos – nesta «arte do acompanhamento», para que todos aprendam a descalçar sempre as sandálias diante da terra sagrada do outro (cf. Ex 3, 5). Devemos dar ao nosso caminhar o ritmo salutar da proximidade, com um olhar respeitoso e cheio de compaixão, mas que ao mesmo tempo cure, liberte e anime a amadurecer na vida cristã” (EG 169).

Esperando o melhor cuidado e acompanhamento no apoio aos jovens para a realização daa JMJ2023 e a melhor progressão no estilo sinodal na vida das comunidades da Diocese, procedo às nomeações seguintes:

Párocos

Vigararia de Entroncamento

Padre Luciano Natal Brasil Oliveira, Pároco in solidum, moderador, da Paróquia de Atalaia (Nossa Senhora da Assunção), e de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento, em acumulação com os anteriores ofícios.

Padre Paulo André Gaspar Marques, Pároco in solidum da Paróquia de Atalaia (Nossa Senhora da Assunção) e de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento, em acumulação com os anteriores ofícios.

Padre Ricardo Alexandre Ferreira Conceição, Pároco in solidum da Paróquia da Sagrada Família do Entroncamento, em acumulação com os anteriores ofícios.

Vigararia de Tomar

Padre Marco Aurélio da Costa Casquilho, Pároco da Paróquia de Paialvo (Nossa Senhora da Conceição), é dispensado de Vigário Paroquial de Pedrógão (Santa Maria da Serra e São João Baptista), mantendo os outros ofícios.

Vigararia de Torres Novas

Padre António José Ribeirinha Barreleiro, Pároco de Pedrógão (Santa Maria da Serra e São João Baptista) e de Ribeira Branca (Nossa Senhora da Conceição), sendo dispensado dos anteriores ofícios.

Padre Bruno José Martins Domingos, Pároco da Paróquia de Olaia (Nossa Senhora do Ó), é dispensado de Pároco de Pedrógão (Santa Maria da Serra e São João Baptista), mantendo os outros ofícios.

Padre Luís Filipe Casqueira Gualdino, é dispensado de Pároco das Paróquias de Lapas (Nossa Senhora da Graça) e de Ribeira Branca (Nossa Senhora da Conceição), mantendo-se Pároco da Paróquia de Parceiros de Igreja (Nossa Senhora das Neves).

Padre Ricardo Miguel Neves Madeira, Pároco da Paróquia de Lapas (Nossa Senhora da Graça), é dispensado de Pároco da Paróquia de Olaia (Nossa Senhora do Ó), mantendo os outros ofícios.

Movimentos

Padre Bruno Duarte Filipe, Assistente eclesiástico da Junta Regional de Santarém do Corpo Nacional de Escutas, em acumulação com os anteriores ofícios.

Padre Paulo André Gaspar Marques, é dispensado de Assistente eclesiástico da Junta Regional de Santarém do Corpo Nacional de Escutas, mantendo os outros ofícios.

Os Presbíteros cessam a sua jurisdição no serviço em que se encontram, com a tomada de posse do seu sucessor. As mudanças e as tomadas de posse, deverão ocorrer até ao dia 09 de outubro de 2022.

Santarém e Casa Episcopal, 16 dias do mês de julho de 2022, solenidade da Dedicação da Igreja Catedral.

+ José Traquina, Bispo de Santarém

O Chanceler