DOM JOSÉ, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SANTARÉM

Aos que este Decreto virem Saúde, Paz e Bênção

Nomeações para o ano pastoral 20232024

O próximo ano pastoral, como tem sido costume na preparação do cinquentenário da criação da nossa Diocese, que se realizará em 2025, terá também uma palavra inspiradora que ajudará a definir cada vez mais a nossa Diocese como Igreja missionária: perdoar. Com este mote, viveremos um ano dedicado ao perdão, valorizando o Sacramento da Reconciliação e a oração de contemplação. Esperando que esta porção do Povo de Deus se purifique e se renove no Amor de Cristo Bom Pastor, e que a palavra perdão possa chegar a todos,

HAVEMOS POR BEM NOMEAR:

Cúria Diocesana

Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral: Padre Pedro Miguel Castro Marques (Coordenador), Padre João Rodrigues Brites Moita (Secretário) e Padre Ricardo Alexandre Ferreira Conceição (Vogal).

Delegado Episcopal para o Diaconado Permanente: Diácono Paulo José Ribeiro Campino.

Comissão para aplicação do Fundo Diocesano do Clero: Padre Ricardo Miguel Neves Madeira (Ecónomo Diocesano) e eleitos pelo Conselho Presbiteral – Padre Cláudio Jorge Nunes Rodrigues, Padre Aníbal Manuel Vieira, Padre Pedro Filipe Cândido Dionísio.

Párocos e Vigários Paroquiais

VIGARARIA DE ALCANENA

Padre Dionísio Cardoso Joaquim Leite, Pároco das Paróquias de Espinheiro (Nossa Senhora da Encarnação), Louriceira (Nossa Senhora da Conceição) e Malhou (Espírito Santo).

VIGARARIA DE RIO MAIOR

Padre Leonardo de Sales, com autorização do Bispo Diocesano de Lins – Brasil, Pároco das Paróquias de Arruda dos Pisões (São Gregório), Fráguas (Santo António) e Outeiro da Cortiçada (Nossa Senhora da Ribeira).

VIGARARIA DE SANTARÉM

Padre Dionísio Cardoso Joaquim Leite, Pároco da Paróquia de Arneiro das Milhariças (São Lourenço).

Padre Magney Mama da Silveira, Vigário Paroquial das Paróquias de Cartaxo (São João Baptista), Ereira (Divino Espírito Santo), Lapa (Divino Espírito Santo), Pontével (Nossa Senhora da Purificação), Valada (Nossa Senhora da Expectação), Vale da Pedra (Nossa Senhora de Fátima), Vale da Pinta (São Bartolomeu) e Vila Chã de Ourique (Senhor Jesus dos Aflitos).

Padre Miguel Ângelo Henriques Ferreira, Pároco das Paróquias de Cartaxo (São João Baptista), Ereira(Divino Espírito Santo), Vale da Pinta (São Bartolomeu) e Vila Chã de Ourique (Senhor Jesus dos Aflitos), em acumulação com os anteriores ofícios.

Padre Joaquim Augusto Nunes Ganhão, Pároco in solidum (moderador) da Paróquia de Divino Salvador – Sé, Santarém, em acumulação com os anteriores ofícios.

Padre Rúben Miguel Marques de Figueiredo Finote Barrão, Pároco in solidum da Paróquia de Divino Salvador – Sé, Santarém.

VIGARARIA DE TORRES NOVAS

Padre Tiago Martinho Alberto, OSA, com autorização do seu Provincial, Vigário Paroquial das Paróquias de Lapas (Nossa Senhora da Graça), Meia Via (Nossa Senhora de Monserrate), Torres Novas (Divino Salvador, Santa Maria, São Pedro e São Tiago) e Zibreira (São Sebastião).

Organismos Diocesanos e Movimentos

Padre Rúben Miguel Marques de Figueiredo Finote Barrão, Diretor do Centro Pastoral Diocesano e Casa Episcopal, e Assistente Eclesiástico do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE).

Irmã Inês Meireles (Comunidade Sementes do Verbo), coordenadora dos Grupos de Oração Carismática.

Aida Maria dos Santos Carvalho, encarregada dos Serviços do Centro Pastoral Diocesano e Casa Episcopal.

Dispensas de Ofícios

Padre Aníbal Manuel Vieira, de Pároco das Paróquias de Espinheiro (Nossa Senhora da Encarnação), Louriceira (Nossa Senhora da Conceição) e Malhou (Espírito Santo), mantendo os outros ofícios.

Padre Arlindo Miguel Domingues Jorge, de todos os ofícios, exceto o de membro da equipa formadora dos candidatos ao Diaconado Permanente, para tempo de estudo e sabático por um semestre.

Padre Francisco António Clemente Ruivo, de Pároco da Paróquia de Arneiro das Milhariças (São Lourenço), mantendo os outros ofícios.

Padre João Luís Correia Fanha da Graça, dos ofícios paroquiais.

Padre Joaquim Augusto Nunes Ganhão, de Delegado Episcopal para o Diaconado Permanente e da Direção do Centro Pastoral Diocesano e Casa Episcopal, mantendo os outros ofícios.

Padre Sérgio Paulo Carvalho dos Santos, de Pároco das Paróquias de Arruda dos Pisões (São Gregório), Fráguas (Santo António) e Outeiro da Cortiçada (Nossa Senhora da Ribeira), mantendo os outros ofícios.

Diácono Rui José Silva Nogueira, da colaboração nas Paróquias de Arruda dos Pisões (São Gregório), Fráguas (Santo António) e Outeiro da Cortiçada (Nossa Senhora da Ribeira), mantendo os outros ofícios.

Os presbíteros cessam a sua jurisdição no serviço em que se encontram com a tomada de posse do seu sucessor. As mudanças e as tomadas de posse deverão ocorrer até ao dia 08 de outubro de 2023.

Santarém e Casa Episcopal, 18 de julho de 2023, Memória de São Bartolomeu dos Mártires.

​​+ José Traquina, Bispo de Santarém

L.S. ​​​​