O Bispo de Santarém tendo sido interpelado na Assembleia do Clero, que hoje se realizou, e por vários cristãos leigos, sobre os dados do Relatório da Comissão Independente criada para a realização de um estudo sobre os abusos de menores na Igreja em Portugal, informa que:

1-Na passada sexta-feira, na Assembleia Plenária da CEP, não lhe foi entregue nenhum envelope com nomes de padres a investigar por denúncia de abusos.
2-A área geográfica da Diocese de Santarém corresponde apenas a 13 municípios dos 21 que constituem o Distrito de Santarém.
3-A Diocese de Santarém foi criada em 1975 (há 48 anos) e o Relatório é referente ao período desde 1950 (há 72 anos).
4-Houve casos referidos a Santarém no Relatório da CI que não se enquadravam na geografia e/ou no tempo histórico da Diocese, conforme comprovou o investigador.

O Bispo de Santarém e a Comissão Diocesana de Proteção de Menores continuam disponíveis para escutar todas as pessoas que tenham motivo de denúncia de abusos ou comportamentos inadequados no seio da Igreja Diocesana e tudo farão para assegurar um ambiente seguro para as crianças e para todos.

Santarém, 8 de março de 2023

+ José Traquina