Sessão de lançamento de publicação da Pastoral do Turismo Portugal e Assinatura de Adesão da PTP à Plataforma Nacional de Turismo

FIL, Lisboa, 29 de fevereiro de 2024

Saudação:

Diretor da Pastoral do Turismo Portugal – P. Miguel Neto

-Dra. Sandra Cortes-Moreira e outros membros da Direção da PTP,

-Presidente da Associação Plataforma Nacional de Turismo – Doutor Carlos Costa

-Todos os convidados presentes nesta sessão

O Turismo é um fenómeno com dimensão muito significativa em diversas áreas da atividade profissional e progressivamente valorizado não somente pela dimensão económica mas também pelo bem social e cultural que é para a realização da pessoa humana.

Os mais responsáveis na missão pastoral da Igreja, já há largos anos manifestaram interesse por acompanhar este fenómeno, não só pela importante dimensão do Turismo religioso das peregrinações a santuários mas também pela dimensão global de desenvolvimento das pessoas e da sociedade, pelo conhecimento e contemplação da natureza e pela consideração e promoção do património histórico e artístico onde se contempla o melhor que os nossos antepassados nos legaram.

A missão pastoral da Igreja não podia deixar de considerar este fenómeno de grandes dimensões como um bem para o desenvolvimento da sociedade e grande contributo para a construção da paz. Neste sentido, o Turismo permite a valorização do que está distante e se torna próximo, do que estava na esfera do privado e se tornou um bem acessível, o que era desconhecido e passou a fazer parte do nosso conhecimento,enfim, ajudando a realizar aquilo que o Papa Francisco gosta de afirmar: “somos uma só família humana”, apesar das muitas diferenças naexpressão cultural de cada povo. A riqueza humana estará mesmo nessa diversidade.

Aproveito a ocasião para felicitar as Agências que têm promovido iniciativas deviagens de turismo com organização de grupos, muitos a partir de comunidades cristãs, em condições de modo a que pessoas de baixos rendimentos conseguem participar em viagens que não conseguiriam noutra modalidade. Desenvolvendo a sua atividade, uma Agência pode fazer muito pela felicidade, valorização cultural e bem estar de muitas pessoas.

A Pastoral do Turismo Portugal, promoveu em Coimbra, no ano passado, a V Jornadas da Pastoral do Turismo. Felicito o Padre Miguel Neto e os membros da sua Equipa pela promoção do evento e agora pela publicação das comunicações feitas. É um bom contributo para conhecer e aprofundar todas as reflexões e desafios apresentados naquelas Jornadas. Entretanto, a Pastoral do Turismo Portugal manifestou o interesse em aderir à Plataforma Nacional de Turismo. Aqui estamos para testemunhar o ato de compromisso. Auguro o melhor resultado na cooperação possível.

A Igreja, na sua missão Pastoral, sente-se motivada em dar o seu contributo e roga a Bênção de Deus para todos os que promovem a vida com sentido de bem comum, na justiça e na paz. Desejo o melhor êxito nesta aproximação e colaboração para bem do Turismo, para bem das pessoas, para bem das empresas, para bem das instituições e para bem do mundo.

Muito obrigado.

+ José Traquina

Bispo de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana