A Pastoral Vocacional na nossa Diocese de Santarém – respostas e desafios
O secretariado Diocesano da pastoral das vocações tem como finalidade facilitar aos jovens a descoberta e o aprofundamento do dom da vocação específica, em Igreja. Supõe desenvolver nas paróquias uma verdadeira:
– Cultura vocacional, de modo que, aí se promova ambientes verdadeiramente vocacionais: i.e. promover encontros de oração e motivação vocacional nas vigariarias.
-Escuta e orientação, “descomplica-te, Escuta-te e escuta”; “Jovens preparam o Natal e Jovens preparam a Pascoa”.
Para esse ministério da escuta e do discernimento enviamos os seguintes contactos:
Endereço electrónico: pvdiocese.santarem@gmail.com
O que é a pastoral vocacional?
A pastoral vocacional é aprender e realizar o estilo de Jesus que passa todos os dias pela nossa vida, olhando-nos com misericórdia e conduzindo-nos ao encontro de Deus Pai.
O papa Francisco ao falar sobre a pastoral vocacional usou três verbos: Sair, ver e chamar. Ao referir-se à palavra sair diz-nos que é ir para fora de esquemas rígidos, indo ao encontro dos jovens para os escutar, ajudando-os a discernir e a orientar os seus projectos.
Quando Jesus passa fixa o Seu olhar na pessoa sem pressa. A pessoa é o que interessa a Jesus. Assim a vocação inicia com um olhar de Misericórdia. Jesus diz àqueles que chama: segue-me! Suscitando naquele que chama o desejo de se pôr a caminho.
Apelo a todas as comunidades:
Desde Fevereiro de 2017 o secretariado da pastoral das vocações reiniciou o envio de uma proposta mensal de oração. Ao longo destes, quase três anos, solicitamos a colaboração de todas as comunidades, para que se intensifique, com maior vigor, a missão orante pelas vocações, na Igreja. Este seria um meio privilegiado para criar cada, vez mais, uma verdadeira cultura vocacional.
Renovamos o nosso pedido para que em toda a nossa Diocese se crie verdadeiros “cenáculos” de oração, pedindo ao Senhor da Messe que envie trabalhadores para a Sua Messe.
Para esse fim temos programado passar por todas as Vigararias para um tempo de oração e reflexão.
A nossa gratidão,
Pelo secretariado – Ir. Inês Senra SNSF
Facebook: aqui.