50.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica

Está a decorrer, no Santuário de Fátima, o 50.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que reúne, até ao próximo dia 30 de julho, centenas de participantes de todo o país para um tempo de formação, oração e reflexão sobre a vida litúrgica da Igreja.

Subordinado ao tema «A Liturgia, vida da Igreja», este encontro assinala o seu cinquentenário e coincide com a evocação do centenário do I Congresso Litúrgico Nacional, realizado em Vila Real, em 1926. Ao longo destes dias, sacerdotes, religiosos e leigos aprofundam diversos aspetos da renovação litúrgica através de conferências, celebrações e momentos de formação.

Na sessão de abertura, o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, D. José Cordeiro, sublinhou a necessidade de uma autêntica educação litúrgica, recordando que «a Liturgia não é apenas um conjunto de ritos, mas a primeira escola da fé», apelando a uma formação que ajude os fiéis a compreender e a viver mais profundamente o mistério celebrado. (Agência ECCLESIA)

O programa contempla ainda conferências dedicadas à receção da reforma litúrgica em Portugal, à centralidade da Palavra de Deus na celebração, à dimensão sinodal da Liturgia e à história dos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica, bem como diversos momentos celebrativos e de oração comunitária. (Agência ECCLESIA)

Promovido pelo Secretariado Nacional de Liturgia, o Encontro continua a afirmar-se como um importante espaço de formação permanente para todos os que servem a Liturgia nas comunidades cristãs, incentivando uma participação cada vez mais consciente, ativa e frutuosa na celebração dos santos mistérios. (Agência ECCLESIA)

📸 Secretariado Nacional de Liturgia

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.