Após a Oração mariana do Angelus neste Domingo 18 de Janeiro, o Papa Leão XIV sublinhou que as origens da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos remontam a dois séculos atrás, e que o Papa Leão XIII a encorajou muito. Há exatamente cem anos, pela primeira vez, foram publicadas as “Sugestões para o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos”.
O Pontífice sublinhou em seguida que o tema deste ano é tirado da Carta aos Efésios: “Um só é o corpo, um só é o Espírito, como uma só é a esperança à qual Deus vos chamou” (Ef 4,4)
As orações e reflexões foram preparadas por um grupo ecuménico coordenado pelo Departamento de Relações Inter-religiosas da Igreja Apostólica Arménia. E o convite do Papa:
“Convido, portanto, todas as comunidades católicas a reforçarem, nestes dias, a oração pela plena unidade visível de todos os cristãos. O nosso compromisso com a unidade deve ser acompanhado de forma coerente pelo compromisso com a paz e a justiça no mundo”.
De acordo com o subsídio do Oitavário, as cartas de São Paulo destacam a importância da unidade no interior da Igreja e exortam os cristãos a viverem a sua vocação com humildade, mansidão, paciência e amor. A reflexão recorda ainda que a diversidade de dons é apresentada pelo apóstolo como uma riqueza que edifica o Corpo de Cristo, desde que vivida em relações harmoniosas e num mesmo compromisso com Cristo.
O guião percorre também a Sagrada Escritura para mostrar que o chamamento de Deus à unidade atravessa toda a Bíblia, desde o Antigo Testamento até ao Novo Testamento, onde Jesus Cristo confere à unidade uma dimensão espiritual mais profunda. A unidade entre os seus seguidores, refere o texto, não se reduz à ausência de conflito, mas constitui um vínculo espiritual que reflete a unidade da Santíssima Trindade.
Entre as propostas incluídas encontra-se um culto ecuménico intitulado «Luz da Luz para a Luz», adaptado de uma das horas diárias de oração da Igreja Arménia. O subsídio da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026 está disponível no sítio da internet do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Santa Sé, no entanto disponíveis apenas em italiano, francês ou inglês.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos integra o esforço ecuménico das Igrejas cristãs para promover a reconciliação e a unidade, após séculos marcados por divisões históricas. A iniciativa começou a ser celebrada em 1908, por proposta de Paul Wattson, então presbítero anglicano, e mantém-se como um dos momentos mais significativos do diálogo e da oração comum entre cristãos de diferentes confissões.
📷 Vatican News, visita do Papa Leão XIV à Turquia