Domingo da Palavra de Deus

No próximo Domingo, 25 de Janeiro, a Igreja celebra a sétima edição do Domingo da Palavra de Deus.

Esta celebração, instituída pelo Papa Francisco, deve marcar o III Domingo do Tempo Comum anualmente. D. Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, na Secção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo, revela que a expressão bíblica com a qual se pretende celebrar esta edição do Domingo da Palavra de Deus é tirada da carta de São Paulo aos Colossenses: “A palavra de Cristo habite entre vós(3,16).

“Recebemos do Apóstolo não um mero convite moral, mas a indicação de uma nova forma de existência. Paulo não pede que a Palavra seja apenas ouvida ou estudada: ele quer que ela ‘habite, isto é, que se fixe de forma estável, plasme os pensamentos, oriente os desejos e torne credível o testemunho dos discípulos. A Palavra de Cristo permanece como critério seguro que unifica e torna fecunda a vida da comunidade cristã”, afirma o arcebispo italiano, após a vivência do ano santo, de quem foi especial responsável.

“Cada cristão e cada comunidade deverão recuperar a primazia da Palavra de Deus. A sua escuta sincera e profunda é um caminho fundamental para que o homem encontre Deus.

Quando se abre espaço para a Palavra, cada um descobre que o Verbo de Deus habita no seu coração, como uma semente que, a seu tempo, germina e dá fruto. Todos nós somos convidados a alimentar-nos do pão quotidiano da Palavra, para depois a transmitir aos irmãos, pois o anúncio brota da abundância do coração, segundo o ditado evangélico:“A boca fala da plenitude do coração” (Mt 12,34; Lc 6,45).

É particularmente significativo que a celebração do Domingo da Palavra de Deus coincida este ano com a celebração da conversão de São Paulo, dia que conclui a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A Palavra que Cristo dirigiu a Paulo no caminho de Damasco tocou profundamente o seu coração, de tal forma que o tornou o grande evangelizador que conhecemos. Hoje cabe a cada um de nós fazer com que a mesma Palavra chegue até aos confins da terra, de modo a transformar a vida de todos os povos, habitando no meio de nós”, afirma na mensagem de apresentação dos subsídios para o Domingo da Palavra de Deus 2026. Aceda aos mesmos, aqui.

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.