Ordenações em Santarém

O bispo de Santarém ordenou, no domingo 11 de janeiro, um padre e um diácono para a nossa Diocese, na Sé, deixando algumas observações e alertas, entre eles um relacionado com o processo sinodal em curso e a envolvência dos cristãos, bem como a atenção à vida espiritual, central para o exercício do ministério ordenado.

“Está em causa a capacidade de nos escutarmos uns aos outros, abertos à surpresa do Espírito Santo para discernir e decidir novas opções. Não podemos fazer do ministério um exercício de poder de forma a inibir os cristãos de participarem no discernimento da vida e missão da Igreja”, afirmou D. José Traquina, na homilia.

Além da “implementação da sinodalidade como modo de ser Igreja”, que é também o programa diocesano de pastoral de Santarém, o bispo advertiu para um aspeto da realidade social.

”Um desafio permanente da missão da Igreja é o cuidado com os mais pobres. Não podemos ficar na indiferença e deixar os pobres àresponsabilidade do Estado e das instituições sociais”, salientou.

Segundo D. José Traquina, este é um “assunto desafiante” e, por isso, não se pode “abraçar o ministério sagrado sem considerar a necessidade de corresponder ao cuidado social da missão da Igreja”.

“Temos de estar com os cristãos leigos apoiando-os na procura de soluções para situações de carência social e colaborar com eles na gestão das instituições sociais das paróquias e dos grupos socio-caritativos, sem esquecer o cuidado espiritual junto dos pobres”, impeliu.

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.