A Evangelii Gaudium e a missão da Igreja, a constituição apostólica Praedicate Evangelium, o papel da Cúria e a sua relação com as Igrejas particulares, a sinodalidade, a liturgia. Estes são os temas centrais dos trabalhos do Consistório extraordinário convocado pelo Papa Leão XIV, o primeiro de seu pontificado, que se realizam nesta quarta-feira, 7 e, na quinta-feira, 8 de janeiro. Dois dias de oração, partilha e reflexão, sob o objetivo da unidade e da comunhão, que o Papa vive com os membros do Colégio Cardinalício, muitos dos quais já participaram na manhã de terça-feira na celebração de encerramento da Porta Santa e na Missa da Epifania.
O encontro terá como objetivo “promover um discernimento comum e oferecer apoio e conselho ao Santo Padre no exercício de sua alta e pesada responsabilidade no governo da Igreja universal”. Estão previstas três sessões, com trabalhos de grupo a partir desta quarta-feira à tarde até quinta-feira, dia em que, pela manhã, às 7h30, o Pontífice celebrará uma Missa com os cardeais presentes no Altar da Cátedra de São Pedro.
Esta quarta-feira, fica marcada pelo início de um novo ciclo de temas das catequeses do Papa. O novo ciclo será dedicado ao Concílio Vaticano II (1962-1965), e Leão XIV desafiou os católicos a lerem os documentos originais em vez de “interpretações” deste magistério, que apresentou como a “estrela polar” do caminho da Igreja.
🔗 https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2026-01/papa-cardeais-7-8-janeiro-trabalhos-consistorio.html e https://agencia.ecclesia.pt/portal/vaticano-papa-inicia-catequeses-sobre-o-vaticano-ii-sublinhando-atualidade-deste-magisterio/
📷Vatican News