Notícia Ecclesia
O Papa Leão XIV chegou na tarde desta quinta-feira a Istambul, encerrando a primeira etapa da sua viagem à Turquia, após encontros com autoridades políticas na capital, cidade de Ancara.
O dia na Turquia começou às 10h22 (hora local, 07h22 em Lisboa) com a aterragem e a receção oficial pelo ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Mehmet Nuri Ersoy, seguindo-se a visita e uma homenagem no mausoléu de Atatürk.
À tarde, Leão XIV dirigiu-se ao palácio presidencial, onde foi recebido pelo presidente da República, Recep Tayyip Erdogan.
“Está em jogo o futuro da humanidade, porque as energias e os recursos absorvidos por essa dinâmica destrutiva são retirados dos verdadeiros desafios atuais que a família humana deveria enfrentar unida, ou seja, a paz, a luta contra a fome e a miséria, e também pela saúde, educação e salvaguarda da criação”, declarou Leão XIV, no primeiro discurso da sua viagem à Turquia, perante responsáveis políticos, representantes da sociedade e membros do corpo diplomático.
O pontífice falou de “uma fase de grande conflito a nível global, em que prevalecem estratégias de poder económico e militar”.
“Não devemos ceder de forma alguma a esta tendência”, insistiu.
No encontro realizado na Biblioteca Nacional, Leão XIV elogiou o papel da Turquia como “ponte” entre Oriente e Ocidente e apelou a uma sociedade plural que rejeite a polarização.
O Papa esteve ainda na Presidência para os Assuntos Religiosos (Diyanet), onde se encontrou com o seu responsável, Safi Arpagus, para uma breve conversa.
A última etapa foi a visita à Nunciatura Apostólica, de onde seguiu para o aeroporto da capital, cumprimentando, desde o carro, as pessoas reunidas em frente a uma paróquia católica.
Leão XIV, que realiza a primeira visita apostólica do pontificado, vai fazer história esta sexta-feira, ao visitar Iznik, a antiga cidade de Niceia, para um encontro ecuménico de oração que assinala os 1700 anos do primeiro Concílio ecuménico da Igreja.
Após um primeiro dia marcado pelos encontros institucionais em Ancara, o programa do segundo dia da viagem apostólica concentra-se na dimensão espiritual e ecuménica, começando pelas 09h30 (06h30 em Lisboa) com um encontro de oração na Catedral do Espírito Santo, em Istambul.
Leão XIV vai reunir-se com bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e agentes pastorais da comunidade católica local.
Ainda durante a manhã, às 10h40 locais, o Papa realiza uma visita à Casa de Idosos das Irmãzinhas dos Pobres, um gesto de proximidade numa nação onde os católicos representam apenas 0,04% da população.
A tarde fica reservada para o momento central da viagem: às 14h15, Leão XIV segue de helicóptero para İznik.
Pelas 15h30 locais, realiza-se o encontro ecuménico de oração perto das escavações arqueológicas da antiga Basílica de São Neófito.
Foi nesta cidade que, há 1700 anos, o imperador Constantino convocou cerca de 300 bispos para o primeiro concílio ecuménico, com a missão de preservar a unidade da Igreja face a correntes teológicas que negavam a plena divindade de Jesus.
Desse encontro resultou o Credo que ainda hoje é professado nas celebrações cristãs, afirmando a consubstancialidade de Cristo com o Pai.
📷 LUSA/EPA