São João Henrique Newman (1801-1890) foi um sacerdote anglicano convertido ao catolicismo, nomeado então cardeal pelo Papa Leão XIII em 1879.
Foi beatificado por Bento XVI em 2010 e canonizado pelo Papa Francisco em 2019.
A sua fama como poeta, teólogo e orador levou à sua recente proclamação como Doutor da Igreja, um título que reconhece a sua profunda contribuição intelectual e espiritual para a Igreja.
John Henry Newman, nasceu em Londres em 1801, foi sacerdote anglicano e um dos líderes do Movimento de Oxford, que procurava renovar a Igreja Anglicana.
Através de estudos sobre os primeiros séculos do cristianismo, aproximou-se da Igreja Católica e converteu-se em 1845, aos 44 anos. Foi ordenado padre católico em 1847 e fundou o Oratório de São Filipe Néri em Inglaterra.
Foi criado cardeal pelo Papa Leão XIII em 1879, adotando o lema episcopal “Cor ad cor loquitur” (O coração fala ao coração).
Canonizado em 13 de outubro de 2019 pelo Papa Francisco, em virtude de curas consideradas milagrosas, é agora reconhecido pelo tesouro que deixou nos seus escritos.
A 31 de julho de 2025, o Papa Leão XIV fez o anúncio da sua proclamação como Doutor da Igreja, reconhecendo a sua fé inteligente e coerente num mundo dividido, sendo um exemplo da síntese entre razão e fé. Esta declaração será feita na celebração da Missa de Todos os Santos (1 de novembro), na Praça de São Pedro no Vaticano, no encerramento do Jubileu da Educação.