No dia 4 de outubro de 1975 aconteceu na igreja de Santa Clara, em Santarém, a Ordenação episcopal do primeiro Bispo Diocesano, D. António Francisco Marques.
Presidiu à Ordenação o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, e coube-lhe fazer a homilia, “verdadeiramente notável” como referiu o Jornal “Correio do Ribatejo”. O mesmo jornal informou que Ordenação do primeiro Bispo de Santarém foi concelebrada por 25 bispos e “testemunhada por mais de 4.000 (quatro mil) pessoas”.
Na parte final da sua homilia, o Cardeal-Patriarca D. António Ribeiro deixou um pedido importante: “A vossa presença aqui, em tão grande número, já testemunha os sentimentos de júbilo que vos inunda o coração.
Peço-vos, todavia, que vos mantenhais sempre unidos em volta do vosso bispo, amalgamados num só coração e numa só alma, e dispostos a com ele construir a Santa Igreja de Cristo. Sede uma Igreja viva, dinâmica, missionária, verdadeiramente evangélica.
A Virgem Imaculada, padroeira da vossa catedral e da nova diocese, vos obtenha a graça de constituirdes sempre uma Igreja pura e irrepreensível aos olhos de Deus e dos homens”.
Cinquenta anos depois, damos graças a Deus por tudo o que foi realizado ao longo do tempo, pelo trabalho e bons testemunhos que recebemos e rogamos a Deus que nos purifique e alente para discernirmos as melhores opções de caminho a percorrer. É este o sentido da Eucaristia que iremos celebrar no próximo dia 4 de outubro, na mesma igreja de Santa Clara onde há cinquenta anos foi Ordenado o primeiro Bispo da Diocese, Dom António Francisco Marques.
Temos pela frente um ano pastoral para promover na Diocese o sentido da participação, como concretização da sinodalidade na Igreja e o modo de assumirmos juntos a missão cristã da Diocese. É verdade que o nosso tempo é marcado por grandes preocupações globais relativamente à segurança e à valorização da pessoa humana. Todavia, não podemos ficar parados, é necessário trabalhar, rezar, partilhar e cultivar a esperança, assumindo-nos como uma presença de Bênção de uns para os outros e para o mundo.
Este artigo está presente na rubrica “Dois minutos com o Bispo”, na edição do Jornal diocesano Porta do Sol, de 28 de setembro de 2025.