Dia Mundial da Paz

O Vaticano informou nesta terça-feira 26 de agosto, que o tema para a mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz 2026 é “A paz esteja com todos vós: Rumo a uma paz ‘desarmada e desarmante’”.

No comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral indica que o Papa “convida a humanidade a rejeitar a lógica da violência e da guerra, para abraçar uma paz autêntica, fundada no amor e na justiça”.

“Essa deve ser desarmada, o que quer dizer não baseada na pobreza, na ameaça ou nos armamentos. E desarmante, porque capaz de acabar com conflitos, abrir os corações e criar confiança, empatia e esperança”, acrescenta o comunicado.

“Não basta invocar a paz, é preciso encarná-la num estilo de vida que rejeite todas as formas de violência, visível ou estrutural”.

Neste comunicado, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano, recorda que a saudação de Cristo ressuscitado “A Paz esteja convosco”, que é relatada nos evangelhos, é “um convite dirigido a todos – crentes, não crentes, responsáveis políticos, cidadãos – para edificar o Reino de Deus e a construir juntos um futuro humano e pacífico”.

Após a sua eleição, no dia 8 de maio, as primeiras palavras do Papa Leão XIV, na Praça de São Pedro, retomaram a saudação de Cristo “A paz esteja convosco” e foram um convite a “todas as pessoas”.

“A paz esteja com todos vós”, disse o novo pontífice, desde a varanda central da Basílica de São Pedro, antes da bênção ‘Urbi et Orbi’, primeiro ato público do Papa.

“Queridos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação do Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu desejo que esta saudação de paz entre no vosso coração, chegue às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja convosco”, afirmou Leão XIV.

“Esta é a paz do Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante, que vem de Deus, Deus que nos ama a todos, incondicionalmente”, acrescentou o Papa.

adaptado de Agência Ecclesia

Fotografia: Vatican Media

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.