Peregrinação de 12 e 13 de agosto

Milhares de migrantes são esperados esta terça-feira e na quarta no Santuário de Fátima, para a peregrinação internacional de 12 e 13 de agosto, presidida pelo arcebispo emérito de Urgel (Andorra), Joan-Enric Vives i Sicília.

A peregrinação integra a peregrinação nacional do migrante e do refugiado, o momento de maior destaque da 53.ª Semana Nacional das Migrações, que começou no dia 10 e termina no próximo domingo.

Tem como tema “Migrantes, missionários da esperança”, título da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que se assinala em 4 e 5 de outubro.

As celebrações no Santuário de Fátima começam às 17h30, com a procissão eucarística, e, a partir das 21h30, decorre a recitação do terço, seguindo-se a procissão das velas e a celebração da palavra.

Já na quarta-feira, as cerimónias religiosas iniciam com a procissão eucarística, às 7h00, e, duas horas depois, o terço, na Capelinha.

A missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, encerra a peregrinação, também conhecida como peregrinação dos emigrantes, e na qual se cumpre uma tradição iniciada há mais de 80 anos por um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica de 17 paróquias da então Diocese de Leiria, a oferta de trigo.

Também na quarta-feira, mas à tarde, é assinalado o 70.º aniversário da fundação do Museu do Santuário de Fátima, com uma visita guiada à exposição temporária e a exibição de um pequeno documentário.

Fotografia: José Luís Moreira/RR

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.