Papa encontrou-se com jovens influenciadores

O Papa desafiou na manhã desta terça-feira 29 de julho, os influencers e missionários digitais que se reuniram no Vaticano, por ocasião do Jubileu, a promover espaços de “encontro” e a humanizar a tecnologia.

“Não se trata apenas de gerar conteúdos, mas de criar um espaço de encontro entre os corações. Isto permitirá procurar aqueles que sofrem e necessitam conhecer o Senhor, para que suas feridas possam ser curadas, para que se reergam e encontrem um sentido para suas vidas”, disse Leão XVI, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

A intervenção decorreu na Basílica de São Pedro, após a Missa do Jubileu dos Missionários Digitais e Influenciadores Católicos, com a presença de centenas de participantes.

O Papa assumiu os desafios de uma nova cultura, “profundamente caracterizada e formada pela tecnologia”.

“Cabe-nos a nós – a cada um de vós – assegurar que esta cultura permaneça humana. A ciência e a tecnologia influenciam a nossa maneira de viver no mundo, até ao ponto de afetar a compreensão que temos de nós mesmos e o modo como nos relacionamos com Deus e com os outros”, sustentou.

Retomando uma das preocupações manifestadas desde o início do pontificado, Leão XIV apontou ao impacto do “amplo uso da inteligência artificial”, considerando que está em causa “uma nova era na vida dos indivíduos e da sociedade no seu todo”.

“Temos o dever de trabalhar juntos para desenvolver um pensamento e uma linguagem que, sendo frutos do nosso tempo, deem voz ao Amor”, apelou.

No início da sua intervenção, em várias línguas, o Papa centrou-se na necessidade de mensagens de paz, que “deve ser procurada, anunciada, partilhada em toda a parte; quer nos dramáticos cenários de guerra, quer nos corações esvaziados de quem perdeu o sentido da existência e o gosto pela interioridade, pela vida espiritual”.

“Quanta necessidade temos de paz neste nosso tempo dilacerado por inimizades e guerras”, insistiu.

Leão XIV convidou os participantes a “consertar as redes”, como Jesus pediu aos seus discípulos.

Fotografia: Vatican Media

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.