Cáritas: Dia Mundial dos Pobres em Santarém
No espírito do Dia Mundial dos Pobres, celebrado pela Igreja Católica este ano a 17 de novembro, a rede nacional Cáritas efetuou nesse dia em Santarém o lançamento da campanha “10 Milhões de Estrelas-Um Gesto pela Paz”, em parceria com a Cáritas Diocesana de Santarém.
O evento iniciou-se no Convento de S Francisco, onde se realizou uma Mesa Redonda sobre o tema “Construção da Paz-um contributo”, com a participação de João Moutão, Margarida Nazareth Barbosa, Miguel Botas Castanho e Nuno Delgado, a que se seguiu um apontamento musical de flauta transversal da autoria dos jovens Nuno Sasseti e Sofia Farinha. Depois realizou-se uma caminhada até ao Largo do Seminário.
Já na Sé teve lugar um momento artístico com um bailado promovido pela Academia de Dança e Expressão Cultural (ADEC) do Círculo Cultural Scalabitano, com coreografia de Mafalda Murta, a que se seguiu a leitura do Manifesto pela Paz e uma Oração presidida pelo Bispo de Santarém, D José Traquina. Esta cerimónia teve ainda um cunho ecuménico pela presença do Padre Gabriel da Igreja Católica Ucraniana.
O lançamento desta campanha teve uma grande adesão popular e contou com uma ampla colaboração de outros movimentos da Igreja Católica , como os escuteiros, os alunos das catequeses da cidade de Santarém e vários grupos paroquiais de ação social da Diocese.
Com este evento a Cáritas lembrou, assim, a importância de gestos concretos de solidariedade, em resposta ao desafio do Papa Francisco, que exorta todos os cristãos a ajudar e dar atenção aos mais necessitados das nossas comunidades.
A Direção

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.