Assembleia Diocesana decorreu em Santarém

A Diocese de Santarém realizou uma assembleia diocesana, centrada no ano jubilar diocesano, com vários momentos, entre os quais um tempo de reflexão e partilha pelo método sinodal, na manhã deste sábado, dia 5 de outubro, no antigo convento de São Francisco.

“Foi muito interessante, porque esta assembleia, nesta modalidade, foi muito sustentada por leigos interessados. E com a sua ajuda, com o seu gosto de estar, promoveu-se aqui uma segunda parte da assembleia, um tempo de escuta, de seguir a metodologia de respeitabilidade na escuta, de revisão do que se disse, de uma síntese de todas as intervenções”, disse o bispo de Santarém, D. José Traquina, em declarações à Agência ECCLESIA.

O bispo de Santarém lembrou que esta reunião se realiza anualmente pelo início do novo ano pastoral, mas, este ano quiseram “sintonizar com aquilo que está a acontecer em Roma, com o Papa Francisco, na segunda e última sessão da XVI Assembleia Sinodal, sobre a sinodalidade na Igreja, e puseram também “em prática”.

No final desta Assembleia, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, iniciou oficialmente a sua peregrinação à Diocese começando pela vigararia de Almeirim.