De 11 a 18 de agosto, em Portugal, celebramos a Semana das Migrações, inspirados na Mensagem do Papa Francisco, que tem como tema: “Deus caminha como seu povo”.
Partindo da narração bíblica do êxodo, que apresenta o povo de Israel a caminho da Terra Prometida, o Santo Padre convida a olhar os migrantes que, tal como os israelitas, fogem de situações de escravidão, de opressão, de abuso, de inseguranças, discriminações e encontram também eles, obstáculos no seu caminho: são provados pela sede e pela fome, experimentam o cansaço e as doenças, o desânimo e o desespero.
Esta semana, é particularmente marcada pela peregrinação internacional aniversária de agosto, que acontece no Santuário de Fátima com o convite à presença dos emigrantes do nosso país, que especialmente neste mês visitam Portugal.
No domingo 18 de agosto, como acontece anualmente no encerramento desta semana, o ofertório das celebrações dominicais na Igreja em Portugal, reverte para a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que acompanha o serviço dos migrantes, dos refugiados, entre outras áreas, e que é presidida pelo nosso Bispo D. José Traquina.