Peregrinação de julho a Fátima

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, vai estar em Fátima para presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de julho, dias 12 e 13 deste mês, que faz memória da terceira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos.

O programa começa no dia 12 com o terço, às 21h30, e prossegue com a Procissão das Velas até ao altar do recinto de oração, onde decorrerá uma celebração da palavra, que termina com a Procissão do Silêncio, seguindo-se, pela madrugada, momentos de adoração eucarística, veneração dos santos Francisco e Jacinta Marto e a oração da Via-Sacra.

O dia 13 de julho começa com a recitação do Rosário, às 09h00, na Capelinha das Aparições, após a qual a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima seguirá em procissão até ao Altar do Recinto de Oração, onde D. Manuel Felício presidirá à Missa internacional pelas 10h00. A celebração inclui o momento de Bênção aos Doentes e termina com a Procissão do Adeus.

Um dos momentos centrais da Terceira Aparição de Nossa Senhora aos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta, a 13 de julho de 1917, ficou conhecido como o Segredo de Fátima, dividido em três partes. O primeiro quadro compõe-se de uma visão do inferno; o segundo apresenta a devoção ao Imaculado Coração de Maria; o terceiro refere-se à Igreja peregrina e mártir.