O Papa disse em Fátima na curta visit que realizou na manhã de 5 de agosto, que a Capelinha das Aparições é uma imagem “bonita”, do que deve ser a Igreja, “acolhedora e sem portas”.
“A Igreja não tem portas, para que todos possam entrar, e aqui podemos insistir para que todos possam entrar, porque esta é a casa da mãe e uma mãe tem sempre o coração aberto para todos os filhos. Todos, todos, todos, sem exclusão”, referiu, no final da recitação do terço, na Capelinha das Aparições.
O Papa dirigiu-se à Capelinha das Aparições, em cadeira de rodas, permanecendo em silêncio diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, durante alguns minutos, tendo a multidão acompanhado esse gesto.
Francisco, acompanhado por jovens com de deficiência e reclusos, durante a recitação do terço, evocou o “olhar materno de Maria”.
Falando de improviso, o Papa evocou o tema da JMJ Lisboa 2023, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho de São Lucas que relata a visita a Isabel, quando as duas primas estavam grávidas.
“Numa tradução um pouco livre, porque o Evangelho diz que saiu com pressa, nós diríamos que saiu a correr”, indicou.
Francisco desafiou os presentes a invocar “Nossa Senhora apressada”, sempre que tiverem um problema.