Novo documento para recolha de contributos a nível mundial

O documento de trabalho para a próxima etapa do Sínodo 2021-2024, publicado a 27 de outubro  pelo Vaticano, vai ser remetido aos bispos diocesanos, para nova recolha de contributos a nível mundial.

“A decisão quer sublinhar a lógica do processo sinodal, que se realiza através de uma contínua circularidade de profecia e discernimento”, indicou o cardeal Mario Grech, secretário-geral da Secretaria-Geral do Sínodo, em conferência de imprensa.

O documento de trabalho da etapa continental (DEC) do Sínodo 2021-24, sobre o tema ‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’, resulta das sínteses elaboradas a partir de uma consulta mundial, na primeira fase do processo e estará no centro do tempo de “escuta, diálogo e discernimento” das sete assembleias sinodais que vão decorrer, em várias regiões do mundo, entre janeiro e março de 2023.

O cardeal Grech reforçou a ideia de que “ninguém está excluído” neste processo, convidando à participação de quem ainda manifesta resistências.

“As sínteses atestam que, onde a consulta foi realizada, deu frutos abundantes”, assinalou o secretário-geral da Secretaria-Geral do Sínodo.

O colaborador do Papa destacou a “singular convergência em muitos pontos das contribuições provenientes de contextos eclesiais e culturais muito diversos”.

Leia o novo documento aqui.