No passado dia 15 de novembro, a Diocese de Santarém acolheu na sala dos atos do Centro de Pastoral Diocesano (Edifício do Seminário), as psicólogas Rute Agulhas e Joana Alexandre, numa formação de sensibilização para o tema dos abusos sexuais no seio da Igreja e de proteção de menores.
O acolhimento foi feito às convidadas, membros do Grupo VITA, equipa independente solicitada pela Conferência Episcopal Portuguesa, e ao clero presente no período da manhã, pelo Dr. Francisco Martins Guerra, da Comissão Diocesana de proteção de menores e pelo Pe. Francisco Ruivo, pároco na cidade, e vigário episcopal para a pastoral. No período da tarde, a formação foi dirigida especialmente aos catequistas e animadores juvenis, das várias paróquias da Diocese, com o acolhimento realizado pelo diácono Paulo Campino, coordenador diocesano da nossa Catequese.
Segundo as formadoras presentes em Santarém, a Igreja é “um lugar fundamental de acolhimento”, porque “muitas vezes é no seio eclesial que surgem pedidos de apoio, conforto e ajuda. As psicólogas presentes, partilharam os aspetos positivos que têm decorrido do trabalho com a Conferência Episcopal Portuguesa (assembleia dos bispos) na proximidade e acompanhamento através das várias dioceses do país.
As formadores acentuaram o fato que os abusos, são apenas um tipo de violência, e que esta pode ser realizada com ou sem contacto físico. Os números de exploração sexual aumentam, o consumo de pornografia é cada vez maior e começa cada vez mais cedo, o tema da prostituição infantil, e outros devem ser uma preocupação de hoje da Igreja e da sociedade.
Saiba mais, na próxima edição do jornal Porta do Sol.
Para mais informações e acesso aos documentos (Manual de Prevenção etc.) consultar a página na internet: grupovita.pt
Para questões ou denúncias: santarem@comissaodiocesana.pt
📷 Diocese de Santarém