No próximo domingo 9 de novembro, celebraremos a festa da dedicação/consagração da Basílica de São João de Latrão. Como esta basílica é dedicada a Cristo Salvador, é considerada uma festa “do Senhor”, e tem por isso prioridade sobre o Domingo XXXII do Tempo Comum.
A Catedral é o centro litúrgico e espiritual de cada diocese. Nela o bispo tem sua cadeira, que é sinal do magistério e da autoridade do pastor da Igreja particular. Na Igreja que tem o título de “Sé” ou “Catedral”, o Bispo preside à Liturgia nos dias mais solenes e, a não ser que circunstâncias pastorais aconselhem o contrário, consagra o santo crisma e realiza as ordenações.
Por isso, em cada diocese comemora-se anualmente o aniversário da dedicação da sua Catedral, celebrando a Missa correspondente, prevista pelo Missal Romano. Na nossa diocese celebramos esse dia importante, todos os anos a 16 de julho.
Sobre todas as igrejas particulares tem primazia a Igreja de Roma, que é a sede do sucessor de Pedro, o Papa. É por isso que todos os anos se comemora em todo o mundo o aniversário da dedicação da Igreja Catedral de Roma como festa litúrgica.
Muitos pensam que a Catedral de Roma é a Basílica de São Pedro, a maior de todas. Mas isso é um erro. A Catedral de Roma é a Basílica de São João de Latrão, a mais antiga da cidade (consagrada no século IV). Nela está a cadeira (cátedra) do Papa. Embora seja mais comum que o Papa celebre na Basílica Vaticana, a de São Pedro, esta não é a sua catedral nem é aí que está a sua sede.
O nome oficial da Catedral de Roma é Arquibasílica do Salvador e dos santos João Batista e João Evangelista, mais conhecida como Arquibasílica de São João de Latrão. É dedicada a Cristo Salvador, mas é mais conhecida pelo nome de São João, por ser dedicada aos dois santos principais que carregam este nome.
Costuma-se dizer que é a “omnium urbis et orbis ecclesiarum mater et caput”, ou seja, “mãe e cabeça de todas as igrejas em Roma e no mundo”. Foi consagrada a 9 de novembro do ano 324 pelo Papa São Silvestre. É por isso que todos os anos, celebramos a festa da sua dedicação no dia 9 de novembro.
Neste ano, como acontece todos os anos, o Papa celebra nesse dia na sua Catedral, e todas as igrejas no mundo, associam-se a esta grande e importante festa litúrgica. Será a primeira vez do Papa Leão XIV. Esta celebração, é um sinal maior da unidade que a Igreja e os católicos, são chamados a viver, a partir, e através do rosto e ministério visível do Papa.
📷 Vatican News – fotografia da tomada de posse do Papa Leão XIV, na sua sede, na Basílica de Latrão.