Pontifício Colégio Português em Roma vai celebrar 125 anos

O Pontifício Colégio Português em Roma (Itália) celebra, dia 20 deste mês, 125 anos de existência, e é um espaço onde sacerdotes de Portugal, das comunidades de língua portuguesa e de outros quadrantes do mundo vivem o seu ministério, tendo “como missão o estudo, na vivência da fraternidade sacerdotal”.

“Celebrar 125 anos é reconhecer a riqueza de uma história longa e frutuosa na missão da Igreja, mas também olhar o presente e o futuro, renovando o compromisso com o Evangelho”, lê-se no novo site da instituição, e onde se formam academicamente padres portugueses e estrangeiros, onde já estudaram sacerdotes da nossa Diocese.

O Papa Leão XIII, a 20 de outubro de 1900, em pleno Jubileu dedicado ao «Reavivar da Fé», fundava o Pontifício Colégio Português, com a intenção de “oferecer à Igreja de Portugal as condições necessárias para dotar os pastores de um coração sábio e competente, necessário para enfrentar os desafios que se colocavam à Igreja no início do século XX”, escreveu o padre António Estêvão Fernandes, reitor do Pontifício Colégio Português

Agora, em pleno Jubileu da Esperança, com o Papa Leão XIV, “celebramos os 125 anos da sua fundação. Cada Jubileu conduz-nos sempre ao mistério de Cristo, e é envolvidos e enraizados n’Ele que elevamos a nossa gratidão por tantos sinais sensíveis da Sua presença, nesta história secular, contada, sobretudo, pela vida doada de tantos dos seus ministros”, acrescenta.

Esta efeméride é um “tempo favorável em que o Colégio Português é chamado a refletir sobre a sua missão no contexto atual da Igreja”.

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.