Papa apresenta novos santos como exemplo de dedicação a Deus e aos pobres

O Papa Leão XIV proclamou neste domingo, 6 de setembro como santos, o jovem Pier Giorgio Frassati e o adolescente Carlo Acutis, na Praça de São Pedro.

“Hoje é um dia de grande alegria para toda a Itália, para toda a Igreja, para todo o mundo”, disse, aos saudar, antes da Missa, os peregrinos reunidos no Vaticano.
“Todos sentimos no coração o mesmo que Pier Giorgio e Carlo viveram: este amor por Jesus Cristo, sobretudo na Eucaristia, mas também nos pobres”, acrescentou.

São Pier Giorgio Frassati, que nasceu em Turim (Itália), a 6 de abril de 1901, ia ser canonizado no Jubileu dos Jovens do Ano Santo 2025. Leigo da Ordem Terceira de São Domingos, aos 17 anos ingressou na Conferência de São Vicente de Paulo, dedicando a maior parte do seu tempo livre aos doentes e necessitados, faleceu a 4 de julho de 1925, com 24 anos, com poliomielite.

São Carlos Acutis nasceu em Londres, onde os seus pais estavam a trabalhar, e faleceu na cidade de Monza (Itália), aos 15 anos de idade, vítima de leucemia, tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio” da informática”; a sua beatificação foi celebrada em outubro de 2020, em Assis, sendo considerado pelo Papa Francisco como um modelo de “santidade da porta ao lado”.

Depois do rito de canonização, no início da celebração, o Papa destacou que a santidade é consequência da lógica “nova” de Deus, que transforma a existência.

“Hoje olhamos para São Pedro Jorge Frassati e São Carlos Acutis: um jovem do início do século XX e um adolescente dos nossos dias, ambos apaixonados por Jesus e prontos a dar tudo por Ele”, indicou.

Leão XVI afirmou que “o maior risco da vida é desperdiçá-la fora do projeto de Deus”.

A Praça de São Pedro contou com a presença de dezenas de milhares de pessoas, com faixas e bandeiras de vários países.

Entre os presentes estavam os pais e irmãos de Carlos Acutis, que o Papa saudou.

Fotografia: Vatican Media

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.