Na manhã de 30 de julho de 2025, na Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma, a juventude portuguesa ergueu a voz num gesto simbólico e coletivo, apresentando o manifesto “Uma Juventude em Manifesto – Geração Lisboa 23 · Roma 25 · Seul 27”.
Nascido do caminho vivido desde a JMJ Lisboa 2023, este manifesto é expressão de uma juventude comprometida com a fé, com o cuidado da Casa Comum, com a paz e com uma Igreja mais aberta, próxima e intergeracional. Mais de 11 mil jovens portugueses em peregrinação ao Jubileu dos Jovens unem-se para lançar palavras de compromisso e esperança na casa do apóstolo Paulo, símbolo de missão e de coragem.
Este manifesto não é um ponto de chegada, mas um novo ponto de partida. É uma carta viva escrita com passos, encontros e escuta, com cinco grandes compromissos: uma fé que move, uma Igreja para todos, uma paz comprometida, o cuidado do planeta e uma missão que se vive em cada lugar. Com este gesto, os jovens assumem o desejo de continuar a construir uma Igreja viva, corajosa e enraizada no Evangelho, levando de Roma o amor que transforma e multiplica na vida de todos, todos, todos.
DNPJ