Jubileu dos diáconos

O Jubileu dos Diáconos reúne “mais de seis mil peregrinos, provenientes de cerca de 100 países do mundo”, incluído Portugal, é o “quarto grande evento jubilar”, entre esta sexta-feira e domingo, de 21 a 23 de fevereiro.

“Para citar apenas os mais representados, quase 4 mil diáconos permanentes, com as suas famílias, vêm de Itália, 1300 dos Estados Unidos, 656 de França, 350 de Espanha, 230 do Brasil, 160 da Alemanha, 150 do México. Virão também grandes grupos da Polónia, da Colômbia, do Reino Unido, do Canadá”, destaca o Dicastério para a Evangelização da Santa Sé.

O Dicastério assinala a participação no Jubileu dos Diáconos, onde vão estar diáconos permanentes de Portugal, representantes de países como os Camarões, a Nigéria, a Índia, a Indonésia e a Austrália.

23 participantes vão receber a Ordem do Diaconado, na Missa deste domingo, 23 de fevereiro, que começa às 09h00 locais (menos uma hora em Lisboa), na Basílica de São Pedro; o Papa Francisco delegou a presidência desta celebração ao pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, D. Rino Fisichella.

Os novos diáconos são de provenientes de oito países, de dois continentes: (2) Brasil; (6) Colômbia; (1) França; (3) Itália; (3) México; (2) Polónia; (3) Espanha e (3) dos Estados Unidos da América.

Uma Vigília de Oração, na Sala Paulo VI, a partir das 18h00, deste sábado, e a Missa no domingo, na Basílica de São Pedro, são os atos conclusivos do Jubileu dos Diáconos, no Vaticano e em Roma.

adaptado de Agência Ecclesia

fotografiia: Vatican Media

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.