Formação Permanente: Clero de Santarém refletiu sobre a sua história

No dia 28 de janeiro, decorreu no Centro de Pastoral Diocesano em Santarém, o primeiro dia da Formação Permanente do Clero.

Com a oração inicial, a palavra de saudação e introdução ao tema deste momento de formação anual, pelo Bispo D. José Traquina, todos os presentes tiveram oportunidade de escutar palavras de reflexão sobre a Igreja, a partir do Concílio Vaticano II, e um dos seus frutos, a criação de dioceses por tudo o momento, como aconteceu há cinquenta anos, com a Diocese de Santarém.

O padre Rúben Figueiredo refletiu sobre a criação da desta Igreja Particular de Santarém, do ponto de vista histórico, apontando diferentes figuras de relevo que em séculos passados e já no século XX, foram intercessores para que o processo da criação da Diocese tornasse uma realidade.

Ainda no período da manhã desta terça-feira, o Bispo-Emérito de Santarém abordou o tema da Igreja, a partir do Concílio Vaticano II. Afirmou D. Manuel Pelino que, a Diocese nasceu numa época de profunda esperança, o tempo em que crescia, impulsionado pelos pontificados dos Papas Paulo VI e João Paulo II, a época da nova evangelização e de sentir a missão como algo intrínseco ao caminho da Igreja. “A missão é o ADN da Igreja em todos os tempos”, afirmou.

No período da tarde, foi a vez do clero da Diocese escutar alguns testemunhos de quem acompanhou os princípios da Igreja de Santarém. A irmã Fernanda Tavares (SNSF) e os padres João Borga e José Abílio, com a simplicidade e o realismo que os caracteriza, partilharam as alegrias e os desafios de quem acompanhou o primeiro Bispo, o nascer do Secretariado de Coordenação de Ação Pastoral, as peregrinações diocesanas que motivaram multidões, a alegria das primeiras ordenações, os movimentos e tantos dinamismos que foram surgindo.

Num último momento do dia, antes da oração de vésperas, D. José Traquina deixou a palavra de agradecimento pelo testemunho dos oradores do dia. Afirmou que é sempre proveitoso fazer memória, e assumir com responsabilidade a missão que a todos, ainda mais aos consagrados é confiada.

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.