Clero da Diocese de Santarém reúne-se para momento de formação anual a 28 e 29 de janeiro
Conforme consta no programa pastoral da Diocese de Santarém, este ano marcado pelo ano do cinquentenário da sua criação, o nosso clero (bispo, padres e diáconos) vão estar reunidos no Centro de Pastoral Diocesano, no edifício do Seminário de Santarém, nos próximos dias 28 e 29 de janeiro, num tempo de formação e reflexão com o tema: “Conhecer o passado, valorizar o presente e perspetivar o futuro”. No dia 28 (terça-feira) o programa que consta em agenda ajudará os presentes numa síntese histórica sobre a Igreja, em particular no século XX, com a vivência do Concílio Vaticano II, e em particular com a criação de algumas dioceses em Portugal, como a Diocese de Santarém.
No período da manhã o momento de reflexão será apresentado pelo Padre Rúben Figueiredo, e o Bispo-Emérito D. Manuel Pelino, falará ao clero sobre o tema: “Concílio Vaticano II e a Igreja local” (Diocese). No período da tarde, prevê-se um tempo de testemunhos com a ajuda do Padre João Borga, Padre José Abílio e a Irmã Fernanda Tavares (SNSF).
Na quarta-feira dia 29 de janeiro, o tema do Sínodo sobre a sinodalidade, terá acolhimento e reflexão por este clero diocesano. O Bispo de Coimbra e Vice-presidente da CEP, que participou na Assembleia Sinodal em Roma, estará presente. Vem a Santarém falar da sua experiência e apresentará uma síntese do documento final. No período da tarde, o Eng. Francisco Pombas, do Secretariado Permanente do Conselho Pastoral Diocesano, apresentará as respostas e as conclusões dos trabalhos de grupo da Assembleia Diocesana Jubilar de Outubro passado.
O Bispo D. José Traquina escreveu uma carta ao clero, sobre a importância da formação permanente, apelando à participação de todos.