Comunicadores de Portugal participam na primeira celebração do Jubileu 2025

Presença em Roma começa com um debate sobre “Francisco, um pontificado de esperança”, com o cardeal D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e para a Educação, a Irmã Simona Brambilla, prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e o padre Antonio Spadaro, subsecretário do Dicastério para a Cultura e a Educação.

Portugal vai participar no Jubileu do Mundo das Comunicações, no Vaticano, de 24 a 26 de janeiro. Cerca de 40 participantes –diretores de jornais, rádios e de gabinetes de imprensa, assim como responsáveis pelo setor da comunicação na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) – deslocam-se a Roma e vão participar nos vários momentos que assinalam o Jubileu da Comunicação, a primeira celebração jubilar deste Ano Santo 2025.

A deslocação a Roma do grupo de comunicadores é promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa, nomeadamente o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (órgão da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais) e o Secretariado Geral da CEP.

A participação do grupo de Portugal no Jubileu do Mundo das Comunicações, em Roma, inicia-se com um debate sobre o tema “Francisco, um pontificado de esperança”, na quinta-feira, dia 24, durante a manhã. Neste debate, os participantes vão ter a oportunidade de dialogar sobre o pontificado do Papa Francisco com o cardeal D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, a primeira mulher à frente de um dicastério da Cúria Romana, a irmã Simona Brambilla, responsável pelo Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e com o padre António Spadaro, subsecretário do Dicastério para a Cultura e a Educação.

Os participantes integram, depois, a programação oficial do Jubileu do Mundo das Comunicações que, para além de eventos culturais e espirituais, compreende a Peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro e o encontro com o Papa Francisco.

O Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, a cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos.

O último jubileu foi o Ano Santo extraordinário dedicado à Misericórdia (29 de novembro de 2015 a 20 de novembro de 2016), convocado com a Bula ‘Misericordiae Vultus’ do Papa Francisco.

O Jubileu 2025, 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, foi proclamado pelo Papa Francisco na bula intitulada ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana) e teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina no dia 6 de janeiro de 2026.

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.