Encontro Nacional Sinodal decorreu em Fátima

Decorreu no sábado 11 de janeiro em Fátima, o Encontro Sinodal Nacional, uma iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que reuniu no Centro Pastoral Paulo VI 300 representantes de todas as dioceses do país, com exceção do Funchal, que não se fez representar.

A diocese de Santarém esteve presente com o bispo diocesano D. José Traquina e alguns leigos membros da diocese.

Entre leigos, religiosas, sacerdotes, bispos e cardeais, foi replicada a dinâmica sinodal que aconteceu em Roma no passado mês de outubro, com a disposição da sala em pequenos grupos de pessoas de diferentes proveniências que foram convidadas a refletir sobre o Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade.

Na sessão de abertura, o presidente da CEP e bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, pediu que a sinodalidade seja “implementada em toda a Igreja”. “Este documento pode e deve mudar as nossas comunidades, mudar a vida da nossa Igreja em Portugal e no mundo”, referiu D. José Ornelas, na abertura dos trabalhos.

O bispo de Leiria-Fátima assumiu o objetivo de transformação das comunidades católicas, a partir das indicações que resultaram do Sínodo 2021-2024. “O que se quer é mudar mesmo a Igreja (…) mudar o modo como estamos a fazer hoje as coisas, mudar o ritmo de chegar a conclusões, a indicações, sobretudo que nos conheçamos, estimemos e criemos no coração de todos esse movimento de Igreja, sem o qual o Sínodo fica só para a história”, sustentou.

Após a apresentação do Documento Final a todos os participantes, os grupos foram convidados a refletir sobre esse documento, elaborando propostas que gerem consenso e possam já começar a ser implementadas em todas as dioceses, paróquias e comunidades do nosso país.

Foto e texto adaptado: Ricardo Perna

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.