O Papa realizou neste domingo 15 de dezembro a sua primeira viagem à Córsega com a celebração da Missa na ‘Place d’Austerlitz’, perante milhares de pessoas, alertando para a “ânsia do consumismo”, às portas do Natal.
“Os cristãos não devem viver com angústia. Não andeis angustiados, desiludidos, tristes. Como estão difundidos estes males espirituais hoje em dia, sobretudo onde se difunde o consumismo”, referiu, na homilia da Eucaristia do III domingo do tempo do Advento, que antecede a celebração do nascimento de Jesus no calendário católico.
“Tanta gente que vai fazer compras, compras, compras, com a ânsia do consumismo, que depois desaparece e não deixa nada”, acrescentou.
No último encontro público da viagem, que se iniciou esta manhã, Francisco afirmou que uma sociedade que vive do consumismo, “envelhece insatisfeita, porque não sabe dar: quem vive para si mesmo nunca será feliz”.
“E esta é um mal que todos podemos ter. Todos os cristãos, padres, bispos, cardeais, todos nós, mesmo o Papa”, advertiu.
A dez dias do Natal, a homilia convidou a preparar “um coração humilde e confiante”, com uma “espera alegre”.
“Aquele que tem a mente ocupada com pensamentos egocêntricos perde a alegria da alma: em vez de vigiar com esperança, duvida do futuro”, observou o pontífice.
adaptado de Agência Ecclesia