Foi no dia 25 de novembro do ano de 2017, depois da nomeação tornada pública a 7 de outubro do mesmo ano, que D. José Augusto Traquina Maria tomou posse na Sé de Santarém como terceiro bispo diocesano. Na celebração da hora intermédia, com a presença do núncio apostólico em Portugal, do bispo cessante de funções D. Manuel Pelino, a partir daquele dia emérito, do clero diocesano e de muitas centenas de fiéis, a catedral encheu-se em ambiente de festa e esperança.
No dia seguinte, 26 de novembro, domingo de Cristo Rei naquele ano, D. José Traquina presidiu à Missa na Igreja de Santa Clara pela primeira vez como bispo de Santarém, na presença de grande parte do episcopado português, do clero da nossa diocese, e de outras, com a mesma Igreja repleta de fiéis para acolher o novo bispo que nesse dia entrou solenemente assumindo em pleno as suas funções e missão.
D. José Traquina nasceu a 21 de janeiro de 1954 em Évora de Alcobaça, distrito de Leiria, mas diocese de Lisboa. Ordenado padre em 1985 foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 2014, e de Santarém em 2017.
O nosso bispo é mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, foi pároco na maioria dos tempo de sacerdote, e esteve vários anos ligado à preparação dos candidatos ao sacerdócio integrando a equipa formadora do Seminário de Almada e do Seminário dos Olivais em Lisboa.