Outubro missionário

O secretariado Diocesano de Ação Missionária sob o tema “Ide e Convidai a todos para o Banquete” título da mensagem do Santo Padre, para o Dia Mundial das Missões 2024, dinamizou em conjunto com a Paróquia do Cartaxo uma vigília de oração missionária no passado dia 19 de outubro. Momento forte de oração que contou com a presença do pároco, Pe Miguel Ângelo.

Durante a Vigília o Ir. José Manuel dos Missionários Combonianos deu testemunho da sua vida dedicada à missão em condições de guerra durante 16 anos na Colômbia, onde viveu e acompanhou os mais frágeis da sociedade, vítimas de pobreza, de violência e tantas vezes de morte.

No mesmo país Deus chamou-o mais tarde a um trabalho missionário numa cadeia de alta segurança onde foi encontrar muitos dos que maltrataram e mataram tantos irmãos com quem se tinha cruzado. Foi uma prova muito dura a que Deus o chamou e um testemunho marcante para todos os participantes na Vigília.

No final todos foram desafiados a passar por uma porta estreita, a baixar a cabeça, a “pisar” um “mundo”, colocando os pés na terra e assumindo o compromisso e a atitude de discípulo missionário.

No Dia Mundial das Missões também na Santa Igreja Catedral os fiéis no final da Eucaristia foram desafiados a fazer o mesmo. Momento simples, mas vivido com aconsciência de que há muito por fazer nesta igreja missionária que somos e que desejamos ser cada vez mais.

Hoje a missão está ao nosso lado gritando tantas e tantas vezes de uma forma silenciosa por ajuda. Sejamos capazes de ser cristãos da Esperança.

Queremos aqui também deixar um convite, em nome do Secretariado de Ação Missionária e do Pe Cláudio Rodrigues para o encerramento deste mês missionário.

Venham rezar o terço missionário, no dia 31 de outubro na Igreja de São João Ribeira, pelas 21 horas.

O SDAM-Santarém