Cardeal D. Manuel Clemente esteve em Tomar

Patriarca Emérito de Lisboa presidiu à celebração da Festa de Santa Iria, e proferiu conferência sobre a criação da Diocese

No passado dia 20 de outubro, o Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa, esteve na cidade de Tomar num dia festivo no contexto religioso, mas também popular, com a comemoração da secular festa e feira de Santa Iria, que decorreu de 18 a 27 de outubro.

D. Manuel Clemente presidiu à Missa da mártir Santa Iria na Igreja de São João Baptista, que foi celebrada na manhã desse domingo XXIX do Tempo Comum, em que se assinalou o dia mundial das missões, seguida da procissão pelas ruas da cidade templária. No período da tarde, na Igreja de Santa Maria do Olival, proferiu uma conferência intitulada de: “A criação da Diocese de Santarém no contexto da História da Igreja em Portugal”. Historiador reconhecido, o Patriarca Emérito de Lisboa foi acolhido pelo nosso Bispo D. José Traquina e pelo pároco e vigário de Tomar, Pe. Rui Tereso.

Contextualizou do ponto de vista etimológico e funcional o que significa uma diocese, e que caminho foi feito na Igreja ao longo dos séculos. Explicou a origem da Diocese de Santarém que, juntamente com Setúbal foram desanexadas do Patriarcado de Lisboa a 16 de julho de 1975, e criadas com o nome e função de Dioceses a pedido do Cardeal Patriarca D. António Ribeiro, e por concordância do Papa São Paulo VI.

A nossa Diocese está a viver o ano jubilar de celebração a caminho do seu cinquentenário, e esta visita do Cardeal D. Manuel Clemente foi, um dos momentos previstos na carta e programa pastoral para este novo ano.