IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

A Igreja vai celebrar no último domingo de julho o IV Dia Mundial dos Avós e Idosos, uma jornada para a qual o Papa enviou uma mensagem aos avós e netos de Portugal.

“O Dia dos Avós é um dia de encontro. É um dia para eles, mas um dia de encontro, porque os avós não gostam de estar sozinhos, gostam de estar com os seus netos”, refere Francisco, num vídeo registado no Vaticano, durante a visita ‘Ad Limina’ dos bispos portugueses.

“Penso em tantos avós em Portugal. Penso nos jovens, parece que são duas partes separadas da vida: não, um jovem tem de se aproximar dos avós para os cumprimentar, para os amar e para receber sabedoria. E um avô tem de se aproximar do jovem, para não perder a sua juventude”, acrescenta.

O Papa deixa “saudações a todos, avós e netos”

“Que Deus vos abençoe e a Virgem cuide de vós. E, por favor, rezem por mim”, conclui.

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa, assinala-se no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho).

A celebração de 2024 tem como tema ‘Na velhice não me abandones’, passagem do Livro dos Salmos (Sl 71, 9).

mensagem do Papa para este dia alerta para a “solidão e o descarte” em que vivem muitos idosos.

“Não deixemos de mostrar a nossa ternura aos avós e aos idosos das nossas famílias, visitemos aqueles que estão desanimados e já não esperam que seja possível um futuro diferente”, apela.

“Penso em tantos avós em Portugal. Penso nos jovens, parece que são duas partes separadas da vida: não, um jovem tem de se aproximar dos avós para os cumprimentar, para os amar e para receber sabedoria. E um avô tem de se aproximar do jovem, para não perder a sua juventude”. Mensagem em vídeo do Papa Francisco que convida a todos a vivermos o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, este domingo.

Veja o vídeo, aqui.