O Domingo de Ramos, na Diocese de Santarém, vai ser celebrado com o concerto “Ecos da Paixão”, protagonizado pelo coro ‘Aeternum Vocal Ensemble’ e dirigido por José Davide Barros, na Sé, durante a tarde.
Esta é uma das iniciativas que marcam o início da Semana Santa, que começa com a bênção de Ramos, na Igreja de Marvila, pelas 11h, a que se segue a procissão até à Catedral, onde acontece a Eucaristia, presidida pelo bispo de Santarém.
No período da tarde, às 16h, D. José Traquina conduz uma catequese quaresmal, com o tema “Pelas suas chagas fomos curados”.
A Missa Crismal tem lugar também na Sé de Santarém, na Quinta-feira Santa, às 11h. Nesta celebração o bispo diocesano benze e consagra os Santos óleos e os presbíteros da diocese renovam as promessas da sua ordenação sacerdotal.
O tríduo pascal, que se celebra entre a tarde de Quinta-feira Santa e a Vigília Pascal, assinalando os momentos da morte e ressurreição de Jesus, arranca com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na Catedral às 19h, sendo que a partir das 21:30h se inicia a “hora santa” de adoração eucarística na noite da agonia de Jesus.
Na Sexta-feira Santa, a manhã é marcada pelo Ofício de Leitura e Hora das Laudes às 10h (repetindo-se o horário na manhã de sábado santo), a tarde com a celebração da Paixão do Senhor às 15h e à noite acontece a Via-Sacra, na Igreja de Santa Clara, pelas 21h.
O término do Sábado Santo é comemorado com a solene vigília pascal, na Sé, às 21:30h, e no final da celebração são acesos os círios pascais das paróquias da cidade e distribuída a água batismal.
A Missa no Dia de Páscoa acontece na Catedral, às 11h, sendo que nas restantes paróquias, as celebrações decorrem à hora habitual dos domingos.