A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai promover no dia 31 de maio uma jornada de “oração mariana”, pela XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que decorre em Roma, no próximo mês de outubro.
A iniciativa responde a um pedido da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos (Santa Sé), a qual solicitou a todas as Conferências Episcopais que no dia 31 de maio, festa da Apresentação da Virgem Santa Maria, promovessem este momento de oração.
“O Conselho Permanente da CEP, na sua reunião de maio e no seguimento do que foi abordado na última Assembleia Plenária, sugeriu que esse momento de oração se alargasse a todas as comunidades cristãs e religiosas nas celebrações desse dia 31 de maio, e não apenas nos santuários marianos”, acrescenta o comunicado.
A Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade preparou uma proposta de oração dos fiéis para as celebrações eucarísticas, com uma prece específica pela próxima assembleia sinodal, “para que saiba discernir os novos caminhos da Igreja Católica, no espírito da renovação conciliar”.
O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.
Aceda aos subsídios aqui.